sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dormir cedo

Um importante momento do ano se aproxima: a volta às aulas.

Com isso, as crianças devem voltar a dormir cedo, muito cedo.



Vou parecer descontextualizada se falar que hora de criança dormir é 19h30?

Claro que sim, mas isso é importantíssimo.

Mas como fazer com que os pequenos consigam fazer isso?

Primeiro passo: pouca luz, experimente jantar à luz de velas e acender luminárias ao invés de luz central.

Segundo passo: desligue a TV.

Terceiro passo: faça do ritual escovar os dentes, fazer xixi e ir para cama o melhor momento do dia.

Para isso, você deve estar presente, de corpo e intenção.

Conte uma história, de preferência sua mesmo e verdadeira, coisas que aconteceram quando você era criança, lendas familiares, pequenos incidentes, suas preferências, seus antigos sonhos e medos.

As crianças adoram e precisam disso como alimento para a alma.

Depois, faça um verso:

Pode ser:


Meu anjo da guarda,
dourado como o sol, suave como a lua,
segue-me quando eu for à escola,
quando estiver em casa, quando brincar na rua...
Vela meu sono de noite,
guia meus passos de dia;
dá-me tua paz, teu carinho, tua alegria...
Quero estar sempre em tua companhia.
Você é tudo para mim.
Quero aprender com você a amar as plantas,
os minerais, as pessoas, os animais...
A ter bons sentimentos,
pensamentos puros, enfim,
a amar a Deus sobre todas as coisas.


Por fim, fique ali, luz apagada, respiração tranquila, esperando, esperando, calma.

Depois de algumas tentativas, isso vai acontecer naturalmente.

A criança crescerá saudável e você terá seu momento de serenidade para finalizar o dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário