sábado, 25 de abril de 2009

Época da Paz



Essa é uma época muito importante para fortalecer nossa consciência planetária. Pentecostes pode representar a paz entre os povos e nossa capacidade de abarcar com a força do pensar tudo o que há. Trabalhos em grupo, eventos cooperativos, serviços sociais são favorecidas pelo espírito dessa época, por isso, quando envolvidos nesses trabalhos, podemos aproveitar esses dias para tentar descobrir qualidades que ainda não foram desenvolvidas ou elementos que podem ser aprimorados. Steiner tem um belo poema para a época.

Só onde se finda
O saber dos sentidos
Se abre o portal
Das realidades da vida,
Para o ser da alma.
A chave é forjada pela alma
Que se vigoriza em si mesma,
Na luta que poderes cósmicos
Travam no seu próprio reino,
Usando as forças humanas;
E quando a alma se afasta,
Por si mesma, o sono
Que envolve as forças do saber
Com noite espiritual,
Nos confins dos sentidos



Jogos e brincadeiras com vivências comunitárias são ideais para fazer com as crianças nessa época. Uma sugestão da Profa. Sônia Ruella, a Escola Waldorf Alecrim Dourado é formar um trem com as crianças e enquanto o trem vai caminhando pela sala ou pelo pátio vão entrando amiguinhos de vários lugares do mundo. Escolhe-se um frase pequena de saudação e de despedida e falada no idioma de cada novo passageiro, cumprimentando-o quando entrar e sair do trem.


Também são recomendadas estórias rítmicas, versos e brincadeiras que falem de diferentes profissões: padeiro, marceneiro, sapateiro, etc...


A refeição pode se tornar o momento "Pentecostes" da família. Fazer todas as refeições em clima de festa e congraçamento com velas e flores e uma bela oração ou poema de graças pode se tornar uma lembrança especial para toda a vida e um fator unificador e fortificador do emocional de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário